As eleições presidenciais dos Estados Unidos são aguardadas com grande expectativa não só no país, mas também ao redor do mundo. Em 2020, a disputa pelo cargo de presidente enfrenta uma situação diferente, em meio a uma pandemia mundial que trouxe desafios para as campanhas dos candidatos.

De um lado, está o atual presidente Donald Trump, do Partido Republicano, que busca a reeleição após quatro anos à frente do país. Do outro, está Joe Biden, candidato democrata e ex-vice-presidente de Barack Obama.

Donald Trump

O presidente Trump se posiciona como um defensor dos interesses americanos, com um estilo populista e nacionalista. Sua campanha presidencial tem como principais pontos a defesa da economia americana, a construção de um muro na fronteira com o México, uma política externa mais agressiva, além de promessas de diminuir a imigração ilegal e investir em infraestrutura.

Desde sua eleição em 2016, Trump tem sido controverso, polarizando a sociedade americana com suas atitudes radicais, assim como em seu relacionamento com líderes mundiais e acordos internacionais. Sua gestão também enfrentou críticas pela falta de medidas efetivas para combater a pandemia de Covid-19.

Joe Biden

Joe Biden, por sua vez, encara sua terceira tentativa de conquistar a nomeação como candidato democrata à presidência. O ex-senador é visto como uma figura moderada, que se posiciona a favor da ampliação do seguro de saúde Obamacare, da luta contra as mudanças climáticas e da reforma do sistema penal americano.

Biden já foi vice-presidente de Barack Obama e, portanto, apresenta-se como um candidato com mais experiência política e que busca a união entre os cidadãos. Sua plataforma também inclui investimentos em infraestrutura e em educação, além de uma política externa mais alinhada com os aliados internacionais dos Estados Unidos.

Cenário político

As eleições americanas de 2020 acontecem em um contexto de grande polarização política nos Estados Unidos. A pandemia de Covid-19 trouxe desafios para os candidatos, que precisam adaptar suas campanhas aos formatos virtuais, sem a possibilidade de grandes eventos e comícios.

Além disso, a crise econômica gerada pela pandemia é um tema central na disputa. A possibilidade de uma segunda onda da doença, assim como a participação dos Estados Unidos em acordos internacionais e a política de imigração são outros temas que devem influenciar a decisão dos eleitores.

Conclusão

As eleições americanas de 2020 têm grande importância para o futuro do país e dos seus cidadãos, além de implicar em repercussões no cenário mundial. O resultado da eleição entre Donald Trump e Joe Biden pode moldar o futuro da política americana e impactar a economia, as relações internacionais e a luta contra a pandemia de Covid-19.